A importância de uma campanha de incentivo para sua empresa

Fortalecer o elo entre o seu negócio e todos que de alguma forma contribuem para o crescimento dele é muito importante para uma relação sólida e duradoura. Fazemos roteiros personalizado para que você mantenha essa parceria por meio de reconhecimento e valorização.

Pequenas, médias e grandes empresas recrutam seus funcionários para que juntos conquistem alta produtividade, alto rendimento e alta lucratividade. Em meio a esse cenário, em que a mão de obra desempenha um papel de alta relevância, essas empresas têm como função a ser desenvolvida, a valorização do fator humano, uma vez que, este é o principal fator de crescimento e desenvolvimento das empresas.

As campanhas de incentivo são medidas adotadas há mais de 35 anos no Brasil, movimentam em torno de 7 bilhões de reais por ano e são utilizadas como forma de reconhecer, valorizar e incentivar os funcionários. O profissional encontrará os meios para crescer, diante de mais oportunidades e experiências que levarão ao crescimento profissional e pessoal.

Com ações de incentivo, as empresas retêm talentos e valorizam os profissionais que se destacam no desempenho da jornada de trabalho. O levantamento da Incentive Marketing Association (IMA) indicou que empresas engajadas no Reino Unido têm 60% mais produtividade, 60% mais criatividade e 40% mais retenção de pessoal. A produtividade e a eficiência estão fortemente ligadas à motivação e à inspiração, funcionários mais satisfeitos terão maior compromisso pessoal com o trabalho. As campanhas de incentivo visam reconhecer os funcionários de destaque, não só como meio de agradecimento e valorização do que já foi feito, como uma forma de estimulá-los a permanecerem engajados e motivados.

Campanha de incentivo com a Fanato
Campanha de incentivo com a Fanato

A dificuldade encontrada em 2015, pelo período de recessão, fez com que empresas buscassem soluções criativas para manter ou alavancar os negócios. A pesquisa da Incentive Meeting, da Associação de Marketing Promocional de 2015 apontou que 68% das agências de incentivo aumentaram ou mantiveram o seu faturamento. A mesma pesquisa indicou que 78% das companhias têm adotado as ações de incentivo, sendo 54% para o público interno e 76% para o público externo.

As ações de incentivo devem ser pensadas de modo a atender ao público-alvo pelo qual está sendo elaborada. Ao empenhar esforço no desenvolvimento da campanha de incentivo, a empresa demonstra preocupação e interesse para tratar da questão e impulsionar seus funcionários, estreitando o relacionamento. Ao torná-las personalizadas agrega mais valor à iniciativa.

Além de gerar mudanças e estímulos na vida profissional, a relação de reconhecimento e valorização deve optar por escolhas que agregam experiências de valor ao repertório de vida dos premiados para alcançar um real envolvimento. Especialistas consideram que recompensas não monetárias podem ter ainda mais relevância. A pesquisa da Incentive Marketing Association apresentada em 2015 no Brasil, em evento realizado pelo Comitê de Marketing de Incentivo da AMPRO - Associação de Marketing Promocional, estudou as preferências dos participantes das campanhas de incentivo dos Estados Unidos, os resultados indicam que 60% privilegiam premiações não monetárias, como viagens.

As viagens com foco em experiências vividas pelo convidado são cada vez mais a preferência das empresas, em detrimento das viagens voltadas apenas para um destino diferente, uma vez que, as viagens por si só estão mais acessíveis ao público de forma geral. A priorização de experiências também tem sido feita em função do apelo emocional que uma viagem desse tipo gera: quando envolve emoção, o recall é muito maior e o empenho para ganhar se multiplica.

Não só as empresas estão direcionando as escolhas para essa opção de incentivo, como também os eventos estão se preparando para oferecer experiência, conforto e comodidade para esse público. Em eventos como o Super Bowl (final do futebol americano) e a final da Champions League grande parte dos ingressos já são voltados para o mercado corporativo. Além da cadeira (em local privilegiado no estádio) o convidado tem acesso a um lounge VIP com comida preparada por chefs internacionais,champagne, entretenimento ao vivo e muito mais.